Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Advogada destaca aprimoramento profissional após participar do curso “Pauta Concentrada”

As aulas das novas turmas do treinamento “Pauta Concentrada” começam na próxima semana (dias 18, 19, 25 e 26 de maio). O curso é on-line, gratuito e voltado para advogados e advogadas inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) que atuam nos Juizados Especiais.
 
A advogada Letícia Alves Andrade, 32 anos, participou da primeira turma do treinamento, realizada em abril deste ano e destaca aprimoramento profissional com o treinamento. “O curso disponibilizado é rápido, exemplificativo, proveitoso, didático, onde os participantes tiram dúvidas e em poucas horas conseguem aprimorar sua visão humanitária para ter êxito em seus processos”, avalia.
 
Letícia tem sete anos de formação e atua nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde. “Aconselho 100% aos colegas participarem das novas turmas, por motivos óbvios. Primeiramente devemos destacar o prazer de aprender, posterior devemos deixar claro que muitos operadores do Direito não sabem o que é e nem o que significa uma pauta concentrada, então, antes que seu processo esteja na lista de pautas concentradas, é importantíssimo saber do que se trata”, frisa.
 
A advogada afirma que a pauta concentrada é uma realidade nova e que os profissionais precisam se adequar. “Esta é uma ideia que veio para mostrar facilidade, agilidade e que os processos podem seguir céleres, se cada um estiver disposto a fazer a sua parte”, define. “A pauta concentrada veio para abrir a cabeça dos operadores do Direito, demonstra que devemos aperfeiçoar os litígios, para que todos que busca uma solução possam ser ouvidos, e seus problemas solucionados, e que de fato, seja alcançado o êxito, lembrando que se essa ideia nova, se colocada efetivamente em prática, terá menos degastes, mais compreensão e disposição para o processo como um todo”, finaliza.
 
A capacitação é uma realização do Poder Judiciário, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) em parceria com a OAB-MT, Escola Superior da Advocacia (ESA), e Comissão de Juizados Especiais (Cojesp).
 
Alguns horários ainda têm vagas disponíveis. Para participar, o(a) advogado(a) deve procurar a ESA, na sede da Seccional, no Centro Político-Administrativo, para fazer a inscrição, enviar E-mail (escolasuperiordeadvocacia@oabmt.org.br) ou ligar nos telefones (65) 3613-0956 e (65) 3613-0957.
 
Temas - O treinamento é realizado pela plataforma da Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Em duas horas-aula o instrutor da capacitação, o mediador do Nupemec, Ubiracy Nogueira Félix abordará os temas: Principais características da Mediação de Conflitos; Mediador: seu papel, seu perfil e suas habilidades; Relevantes Contribuições do Advogado para a Mediação; A Ética na/da Mediação; Processo e Técnicas de Mediação; e Mediação: um Novo Mercado para a Advocacia.
 
A Escola dos Servidores emitirá um atestado de participação mediante solicitação do participante através do e-mail: escola.planejamento@tjmt.jus.br, após a finalização do treinamento.
 
Pauta Concentrada – É uma inovação desenvolvida pela coordenadora do Cejusc dos Juizados Especiais de Cuiabá/MT e juíza do Juizado Especial do Jardim Glória (Várzea Grande), Viviane Brito Rebello. A Pauta Concentrada consiste em agendar a audiência de conciliação dos processos distribuídos em determinado mês para a última semana do mês seguinte, concentrando a pauta e dando um tempo adequado para que os representantes das empresas estudem o caso e levem uma proposta para a mesa de negociação. Outra alteração realizada foi a obrigatoriedade da reclamada apresentar uma proposta de acordo, além disso, o tempo de audiência foi ampliado para 20 minutos.
 
Implantado inicialmente nos dois juizados especiais de Várzea Grande e sete de Cuiabá e depois expandida para os Juizados de Rondonópolis, Sinop e Cáceres, o projeto conta com a parceria do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), do Nupemec, do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Por enquanto, o projeto alcança casos que tenham as empresas Vivo/Telefônica e Energisa como parte do processo. A ideia é que mais empresas integrem a Pauta Concentrada.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. ParaTodosVerem – Descrição da imagem: Imagem 1 - Arte ilustrativa com fundo azul, com a frase Projeto Pauta Concentrada. Imagem 2 – Fotografia colorida da advogada. Ela esta olhando para a câmera. Tem cabelos longos pretos. Usa colar e brincos discretos e usa uma camiseta branca e um blazer preto.]
 
Nos links abaixo você tem acesso a outras matérias sobre a Pauta Concentrada.
 


 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

11/05/2022 11:52