Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Tribunal de Justiça é apresentado a estudantes de Direito de Cuiabá

Estudantes de Direito da faculdade Faipe, em Cuiabá, conheceram a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (11), por meio do projeto “Nosso Judiciário”. A iniciativa recebe acadêmicos de todos os semestres e apresenta um pouco do Poder Judiciário aos futuros operadores do Direito, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aproximando o Tribunal da sociedade.
 
 
Na ocasião, foram recebidas turmas do 2º ao 8º semestre, acompanhadas pelos professores Ronaldo Meireles e Joelmir Nunes Martins. Após visitar os corredores e alguns setores do TJMT, o grupo foi recepcionado no Espaço Memória pelo juiz Alexandre Elias Filho, titular da 8ª Vara Cível de Cuiabá e juiz convocado para a Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, no 2º grau.
 
“Uma das melhores experiências que vocês podem ter é participar de estágios, manusear processos, assistir audiências. O Poder Judiciário sempre esteve de portas abertas ao cidadão, o que faltava era o poder de informação, que se ampliou muito nos últimos anos. Nosso intuito é diminuir essa distância e mostrar o tribunal a vocês e à sociedade”, afirmou o magistrado.
 
O juiz convocado falou sobre os desafios da magistratura, contou um pouco da sua experiência como advogado no estado de São Paulo, falou sobre concursos, ciências humanas e problemas sociais, conciliação pré-processual e tirou dúvidas dos estudantes a respeito de estágio, produtividade e desempenho do tribunal.
 
Para quem vivenciou a experiência, o aprendizado foi de grande valia. “O que eu aprendi na faculdade não é o que eu aprendi aqui hoje. Foi uma experiência muito boa, que demonstrou que o Judiciário não é impessoal, que temos acesso fácil ao juiz, que há uma aproximação muito boa. Quando estávamos tendo aula apenas on-line, nós sonhávamos em saber como era e como funcionava. Hoje tivemos acesso e pudemos ter a oportunidade de entender um pouco mais sobre a magistratura”, pontuou a acadêmica Rosiley Taques de Oliveira.
 
Os estudantes também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o sistema PJe, como funcionam os trâmites processuais, a plataforma e a nova realidade de virtualização dos processos – conteúdo apresentado pelo coordenador judiciário do TJMT, Bruno José Fernandes da Silva.
 
Participaram da visita 44 alunos.
 
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência.
 
Primeira imagem: foto horizontal colorida da turma assistindo a palestra do projeto Nosso Judiciário no Espaço Memória. Alunos estão em pé, entre os púlpitos de vidro com documentos históricos, olhando atentos para o coordenador Bruno, que fala ao centro com os braços abertos. Ao lado dele está o juiz Alexandre Elias, os professores e um servidor do Nosso Judiciário.
Segunda imagem: foto horizontal colorida do juiz Alexandre Elias. Ele está em pé, veste terno e gravata azuis, camisa branca e usa óculos. Ao fundo, vemos bandeiras e livros.
Terceira imagem: foto horizontal colorida da aluna Rosiley. Ela tem cabelos loiros, usa óculos, veste uma blusa verde e terno preto. Olha para o lado e sorri. Ao fundo, estão molduras com fotos históricas do Poder Judiciário.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

12/05/2022 11:53