Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Várzea Grande - 155 anos: jogo do Juizado Volante Ambiental atrai alunos

A criançada do 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Emanoel João de Arruda, em Várzea Grande, teve uma manhã muito animada nesta quinta-feira (12). Elas receberam o palhaço Lelé Picolé Curimpampam e participaram do Rebojando, uma atividade lúdica que mistura jogo e educação ambiental. A atividade faz parte de uma homenagem aos 155 anos de Várzea Grande, celebrado em 15 de maio (domingo).
 
Para marcar as festividades dessas mais de 15 décadas do segundo maior município de Mato Grosso, o Poder Judiciário, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam Cuiabá) e a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs/VG) promovem uma semana de ações na cidade industrial, com blitz ambientais para distribuição de 1500 mudas (de acerola, goiaba, amora, ipê branco, ipê roxo, jacarandá, ipezinho de jardim e outros), plantio e palestras.
 
“Durante todo o ano trabalhamos projetos ambientais com nossos alunos, nossa escola é bem arborizada e a vinda do Juvam até à escola nos deixa muito feliz, porque trouxe também um momento lúdico para os nossos alunos e o plantio das árvores, pois não é só o plantio de uma muda é colocar uma sementinha no coração das crianças, que são o nosso futuro”, afirmou a diretora da escola, Valnildes Barbosa Costa e Silva.
 
A gerente de Educação Ambiental de Várzea Grande, Adriana Alves, lembrou que as ações tiveram início na segunda-feira (09), com a distribuição de 200 mudas na rotatória do Jardim Glória, em frente ao Parque Bernardo Berneck, seguiu com a entrega de outras 250 mudas no semáforo em frente ao Supermercado Big Lar na terça-feira (10) e mais 500 mudas na rotatória em frente ao Várzea Grande Shopping, na quarta-feira (11).
 
Nesta quinta-feira (12), a blitz ambiental deu uma parada para a visita à escola e na sexta-feira (13) retornará na rotatória em frente ao Complexo Educacional SENAI, no bairro Cristo Rei, com previsão de entrega de mais 500 mudas à população várzea-grandense. “Em comemoração ao aniversário de Várzea Grande a gente está fazendo uma blitz ambiental e qual que é o intuito disso? A arborização consciente. É cultivar a ideia do plantio, de deixar uma cidade mais arborizada, mas também despertar o conhecimento, os benefícios desse plantio e os cuidados devido que eles devem ter”, explica a gerente de Educação Ambiental de Várzea Grande, Adriana Alves.
 
Dinâmica na escola – As atividades na unidade de ensino foram conduzidas pelo 2º Sargento PM Marcelo Luciano Pereira Campos, que atua no do Juizado Volante Ambiental (Juvam Cuiabá). Para o Rebojando ele se caracteriza de palhaço e de uma forma leve passa informações importantes sobre meio ambiente e preservação. “Quanto mais a criança souber sobre o meio ambiente e dos cuidados que deve ter com o ambiente se tornarão seres humanos melhores, com mais consciência. Esse projeto do Juvam tem o objetivo de plantar uma pequena semente no coração dessas crianças para que elas se tornem seres humanos melhores e cuidem mais do meio ambiente desde já”, revela o 2º Sargento PM.
 
Além do jogo ambiental, as crianças ouviram as palestras da engenheira florestal do Juvam Cuiabá, Rosiani Mendes Carnaíba, e de representantes da Semmadrs/VG sobre conscientização ambiental. Ao final, os pequenos ainda realizam o plantio de 50 mudas de árvores nativas e frutíferas no terreno da unidade escolar.
 
Para Elisa Rodrigues, 8 anos, do 2º Ano, a lição mais importante é sobre o cuidado com a limpeza. “Aprendi que não pode ficar jogando lixo em qualquer lugar. Lugar de lixo é no lixo”. A coleguinha Emanuely Magalhães, de 7 anos, e estudante do 1º Ano, citou que o maior ensinamento foi que é preciso cuidar do meio ambiente. “A gente nunca pode cortar as árvores porque ela ajuda a gente a respirar” e a estudante do 3º Ano, Amanda Bastos, 8 anos, reforçou que sem preservação não existe vida. “Se a gente não cuidar da natureza vamos morrer sem ar”.
 
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 01 – Fotografia de alunos sentados na área externa da escola, de costas, com as mãos levantadas, interagindo com o palhaço do Juvam, Lelé Picolé Curipampam, participando do jogo Rebojando. Imagem 02 – Fotografia de cinco alunos agachados, em meio a terra, participando da plantação de uma muda de árvore frutífera, com a ajuda da engenheira florestal do Juvam, Rosiani Carnaíba. Imagem 03 – Fotografia da aluna Emanuelly Rodrigues durante entrevista a TV.Jus. Ela está sentada, vestindo o uniforme escolar da instituição, em meio a outros alunos. O seu olhar é fixo, ela está concentrada respondendo diretamente ao microfone da repórter. 
 
Leia outra matéria sobre o assunto no link abaixo
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

12/05/2022 15:24