Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário vai instalar Escritório Social em Jaciara

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT) deu início às tratativas para instalação do Escritório Social em Jaciara. Na última segunda-feira (9), membros do GMF foram até o município para discutir o assunto com representantes da Prefeitura e o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca, Edney Ferreira dos Santos.
 
“Nossa intenção é que todos os egressos do sistema prisional, quando conseguirem a sua liberdade, possam estar qualificados em uma profissão e ter garantia de que serão empregados. Os escritórios sociais vão fazer toda essa relação entre o egresso, o empresariado e o próprio governo”, conta o supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri.
 
O Escritório é um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar acolhimento e encaminhamentos das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
 
Jaciara deve ser o segundo município do interior a ter o Escritório, pois além de Cuiabá, que conta com o equipamento desde 2020, Mirassol d’Oeste já iniciou a instalação. Ainda há previsão para este ano abrir unidades em Cáceres, Nova Xavantina, Juína e Sorriso. Os cinco municípios foram selecionados por estarem entre os que contam com maior número de pessoas com privação de liberdade. Em Cuiabá, o Escritório Social é um dos 26 já existentes no país.
 
O objetivo do Escritório é promover o acolhimento, a singularização do atendimento, a mobilização de instituições e a formação da rede no território, possibilitando a oferta permanente de grupos com usuários e familiares, atendimentos individuais, oficinas e atividades relacionadas ao trabalho, cultura, educação e lazer.
De acordo com Lusanil Egues da Cruz, do GMF, “o Escritório Social veio pra ficar, é uma ferramenta que sendo implantado nos municípios irá contribuir muito com os egressos e os pré-egressos do sistema penitenciário, auxiliando-os em suas vidas fora do cárcere”.
 
Também participaram da reunião o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Jaciara Edney Ferreira dos Santos, o diretor da Cadeia Pública Ricardo Simplício, o presidente do Conselho da Comunidade, Giovani Biacnchi, a secretária adjunta Assistência Social, Lucinei Alves da Silva, a coordenadora CREAS, Priscila Silva Leima, a coordenadora Atenção Básica – SMS, Nathiele Araújo Domingos Baratto, o secretário Municipal de Saúde, Robson Casanovo , a diretora executiva da FUNAC/Coordenadora do ES Cuiabá, Beatriz de Fátima Dzobat, a assessora Jurídica do Juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Patricia Cristina Bachega e Lusanil Egues da Cruz do GMF TJMT.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

13/05/2022 11:52