Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo - Plantar árvores e recuperar nascentes é chance de recomeço a adolescentes do Pomeri

A chance de pensar em um recomeço para adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo Pomeri pode vir de uma ação simples como plantar árvores, mas que também é grandiosa ao ajudar a recuperar nascentes de rios e córregos em Cuiabá. A oportunidade de esses menores terem contato com a terra e conhecer mais sobre sustentabilidade e meio ambiente é oferecida pelo Projeto Verde Novo, realizado pelo Juizado Volante Ambiental do Judiciário de Mato Grosso, que na manhã desta segunda-feira (16), fez ação junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Adjunta de Justiça e da Superintendência de Administração Socioeducativa.
 
Foi preparado o terreno para o plandio de mais de 50 mudas no entorno de uma nascente, próxima ao Parque das Águas. A meta é avançar o plantio por todo o Centro Político, é o que explica a engenheira florestal da equipe técnica do Verde Novo, Rosiane Mendes Carnaiba. Na sexta-feira, dia 21, os adolescentes serão levados até o local para concluir o plantio.
 
“No local temos uma nascente catalogada e inserida no banco de nascentes de Cuiabá. Fomos procurados pela empresa Rumo Logística, que tem um grupo de voluntários chamado Trem do Bem, eles também procuravam ações ambientais e juntamos com o social. Pois, aqui temos o plantio de mudas com a restauração das nascentes junto com os menores infratores, oportunizando a eles a educação ambiental. Esperamos que eles também aproveitem essa oportunidade”, afirmou.
Para a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa, a parceria com Projeto Verde Novo é “um sonho realizado” que permite aos adolescentes conhecerem mais sobre meio ambiente e também pensar em um novo futuro ao saírem. Ela avalia que a participação no projeto, o aprendizado no plantio, pode despertar a vontade de pensar em uma profissão.
 
“Entendemos que a educação ambiental é um dos caminhos para a reinserção social. A maioria desses adolescentes não vivenciou esse contato com a terra em nenhum momento de suas vidas. A experiência que já tivemos foi muito positiva. Quando podemos ter hortas, árvores frutíferas dentro do complexo temos outro ambiente, mais saudável. Mas com o Verde Novo é possível trabalhar com reflorestamento e a reinserção deles”, destaca.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência:
Imagem: fotografia colorida onde dois homens aparecem plantando uma muda de árvores. Um deles está abrindo um buraco na terra onde será colocada a planta.
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

16/05/2022 15:35