Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Tribunal leva Feira da Saúde ao Fórum de Cuiabá com atendimento a servidores e cidadãos

 A 3ª edição da Feira da Saúde, realizada pelo Programa Bem Viver do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi realizada no Fórum de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (23) e envolveu atendimentos e oferta de diversos serviços a magistrados (a), servidores (a) além de cidadãos e cidadãs que circulavam pelo saguão da unidade.
 
Quem entra no Fórum da Capital precisa passar pelo olhar criterioso da 3ª sargento Jaqueline Targueta, responsável pela segurança da maior Comarca de Mato Grosso. Apesar do trabalho sério que exige postura firme, ela mantém o sorriso no rosto ao abordar os visitantes que devem passar pelo detector de metais. A profissional conta que o segredo é poder cuidar da saúde física e mental, oportunidade que ela teve durante a Feira da Saúde.
 
“Amei a possibilidade de ter esse acolhimento que, no cotidiano, nem sempre é possível, vamos nos esquecendo de olhar para nós mesmos. Esse projeto traz o movimento de se olhar, de se cuidar. É fundamental parar para pensar na saúde”, afirmou.
 
Muitas vezes quem precisa ir até o Fórum, seja advogado ou cidadão e cidadãos que são parte em processo, está emocionalmente sensibilizado, uma vez que possui uma demanda a ser atendida pelo Judiciário. Na oportunidade, foi oferecido o serviço de Avaliação do Nível de Ansiedade, seguidos de outras possibilidade de terapia que ajudam a aliviar as tensões.
 
A psicóloga Giselle Ramos Teixeira explica que o método utilizado na avaliação consiste na aplicação de um questionário baseado na Escala de Hamilton. A pessoa preenche os itens com intensidade de 0 a 4 e, a partir das respostas, é feita uma avaliação.
 
“Verificamos como a pessoa está se sentindo naquele momento, pois ela pode estar com algum nível de ansiedade por um acontecimento. Dependendo do nível, podemos dar algum encaminhamento para psicólogo, médico ou alguma outra área”, esclareceu.
 
Servidores que atuam no Fórum também aproveitaram para terem cuidados com a saúde mental. É o caso da analista Raquel Guimarães Farias. Ela avalia que na época do final do ano o cansaço fica mais evidente para todos e quem está na linha frente do atendimento ao público, precisa de um olhar especial sobre a ansiedade.
 
“Eu mesma já tenho histórico de ansiedade e faço acompanhamento. Então, procuro sempre ficar atenta, pois sei que isso atrapalha o sono e quem está no atendimento ao público sente que o nível de tolerância e paciência pode também ser afetado. Precisamos estar bem para prestar um bom serviço à sociedade, até porque lidamos com problemas das pessoas. Cada processo tem vidas por trás. A demanda é sempre alta”, contou.
 
Etiane Cristina Andrade, enfermeira e líder do Programa Bem Viver disse que as edições anteriores da Feira da Saúde teve a participação de muitos servidoras e servidoras, mas nessa edição a programação foi estendida ao público que frequenta o Fórum.
 
“Nesse momento, considerando o retorno das atividades após a crise da pandemia de Covid-19, entendemos ser mais do que necessário trazer a feira aqui para o Fórum da Capital. Esperamos que participem e aproveitem. Visitantes do Fórum podem participar também. É um ambiente onde as pessoas circulam aqui, muitas vezes, com alguma questão de saúde e podem aproveitar para se cuidar”.
 
Entre os cuidados oferecidos estavam aferição de pressão arterial, auriculoterapia, avaliação do nível de ansiedade, bioimpedância, fisioterapia analítica articular, longevidade saudável, optometrista e serviços de manutenção e limpeza de óculos, orientações odontológicas, orientações sobre saúde do homem, quick massagem, teste de glicemia capitar, teste de rastreio da função renal, utilização de óleos essenciais e ventosaterapia. Na programação também foram incluídas ações sobre o Novembro Azul, com distribuição de material educativo sobre a saúde do homem.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto colorida na qual aparece o saguão do Fórum de Cuiabá. No entorno da imagem estão mesas onde os profissionais da saúde estavam atendendo. Imagem 2: Foto colorida onde aparece a policial militar que atua na segurança do Fórum. Ela está sentada enquanto uma profissional aplica auriculoterapia em sua orelha. Imagem 3: Foto colorida onde parece uma mesa com uma placa à frente escrito Avaliação do Nível de Ansiedade. À mesa está uma mulher que preenche o formulário e uma psicóloga a orientando.
 
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

23/11/2022 15:50