Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Explicando Direito: Psicanalista João Gimenez fala sobre preconceito contra a população LGBTQIAP+

 
LGBTQIA+ é um movimento político e social que defende a diversidade e busca mais representatividade e direitos para essa população. Seu nome demonstra a luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Cada letra representa um grupo de pessoas.
 
A sigla significa Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Transgêneros/Travestis, Queer, Intersexual, Assexual, Pansexual. O sinal + representa todas as outras orientações que não sejam heterossexuais.
 
Na conversa com as jornalistas Keila Maressa e Nadja Vasques, o professor avalia que “esse preconceito é histórico, milenar, e tem relação com o fato de que a sexualidade e o gênero não são coisas que estão entre quatro paredes. Não são coisas que ocorrem no âmbito privado, mas tem a ver – também – com a maneira como a gente organiza toda a nossa sociedade. Tem a ver com as relações de poder”.
 
Sobre a confusão recorrente entre orientação e opção sexual, o professor afirma que “assim como a Ciência, o movimento LGBTQIAP+ também não tem um consenso em relação a origem disso. Existem posições diversas, uma vai mais para o plano inato, genético; de pensar que seria algo determinado biologicamente – o que ainda não se tem comprovação. Ou que seria algo mais cultural, mais socialmente construído a partir das experiências de vida”.
 
O Explicando Direito é uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e tem como objetivo levar informações sobre Direito de forma simples e direta aos cidadãos. Além do site da Escola, o programa de rádio também é veiculado no site da Rádio TJ e na Rádio Assembleia FM (89.5) , quando vai ao ar todas as segundas-feiras, às 8h45, e também nos intervalos da programação diária.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Fotografia quadrada e colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. No canto superior direito a logo do Programa Explicando Direito. No centro, a foto do convidado. Texto: Professor João Gimenez. No canto inferior direito os endereços eletrônicos da Rádio Assembleia, Rádio TJ e Escola da Magistratura. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.

 
Johnny Marcus
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

24/11/2022 09:33