Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo entrega 500 mudas à população no último Multiação de 2022

Ao entrar no campo de futebol, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, local onde foi realizado o último Multiação de 2022, várias pessoas que procuraram os diversos oferecidos circulavam segurando mudas de plantas, doadas pelo projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Parceiro em mais esta ação, o projeto distribuiu 500 mudas de espécies nativas e frutíferas no sábado (26 de novembro) com a proposta de levar mais verde às casas e ruas de Cuiabá. Foram distribuídas mudas de ipê branco, ipê roxo, pata de vaca, amora, caju, pitanga, jabuticaba, mamão e maracujá.
 
Thais Cristiane Moraes de Carvalho estava com as duas filhas e levou para casa duas mudas de amora e uma de caju. “Lá em casa o quintal é bem grande. Já tem algumas árvores e vou plantar mais essas três para colher os frutos e aproveitar a sombra para diminuir o calor”.
 
Edinei Almeida Ferreira estava com a esposa e garantiu mudas de pata de vaca para plantar em casa. Ele aprova a iniciativa do projeto e quando viu o estande com a distribuição de mudas, não pensou duas vezes. “Vou plantar em casa. Cuiabá está muito quente e a árvore ajudar a deixar o local mais fresco”, disse.
 
Ao longo deste ano o projeto realizou diversas ações em Cuiabá, com parcerias para espalhar o verde pela cidade. É o que conta a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
 
“Iniciamos o ano com distribuições de mudas em vários bairros em Cuiabá, fizemos diversas ações de plantio e muitas ações em escolas que nos procuraram para fazer palestras de educação ambiental e arborização urbana para incentivar os alunos a fazer o plantio das mudas dentro das escolas e em outros locais também. Vamos dar continuidade a essas iniciativas até o fim do ano. E hoje participamos do último Multiação deste ano com a distribuição de mudas para a população.”
 
O diretor do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, parceiro do projeto afirmou que as ações têm sido positivas ao longo deste ano. “O replantio [de árvores] na nossa Capital é muito importante, não só em termos de produzir sombra, mas principalmente a educação e cuidar daquilo que vai nos ajudar futuramente. Esse último Multiação coincide com o período de chuvas e nos traz a certeza que muitas dessas mudas que estamos distribuindo certamente se tornarão árvores. É um prazer participar de iniciativas iguais a essa”, afirma.
 
Multiação – Iniciativa da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) que disponibiliza serviços gratuitos para a população nas áreas da saúde, cidadania, educação, empreendedorismo, orientação jurídica, meio ambiente e cultura.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida. Caixotes de madeira com as mudas enfileiradas. Uma placa em formato de balão, com fundo verde e o texto: Vem que aqui tem distribuição. Abaixo, o logo do Verde Novo.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida. Thais e as duas filhas seguram as mudas de plantas e posam sorridentes para a foto.
Terceira imagem: Foto horizontal colorida. Edinei abraçado com a esposa. Ambos seguram as mudas de pata de vaca e sorriem para a foto
 
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

29/11/2022 09:42