Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Judiciário inaugura Escritórios Sociais nesta quarta-feira

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) realiza a partir das 10h desta quarta-feira a cerimônia híbrida de homologação dos Escritórios Sociais dos municípios de Araputanga, Rondonópolis e Sinop.
 
A solenidade contará com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, do juiz-coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), Luís Geraldo Lanfredi, do supervisor do GMF/MT, desembargador Orlando Perri, e do juiz-coordenador do GMF/MT, Geraldo Fidelis.
 
Escritório Social - O Escritório Social é um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar o acolhimento e encaminhamento das pessoas egressas ou pré-egressas do sistema prisional e seus familiares.
 
O objetivo é promover a singularização do atendimento, a mobilização de instituições e a formação de redes no território, para assim possibilitar a oferta permanente aos reeducandos e familiares de atendimentos individuais, oficinas e atividades relacionadas ao trabalho, cultura, educação e lazer. A metodologia do CNJ já está em funcionamento em Mato Grosso nos municípios de Cuiabá, Jaciara e Mirassol d’Oeste. Araputanga, Rondonópolis e Sinop também passam a fazer parte do grupo a partir de amanhã.
 
Forte atuação - De abril a outubro de deste ano o Escritório Sociais totalizou aproximadamente 3.700 atendimentos aos egressos, pré-egressos e familiares em Cuiabá, entre procedimentos, encaminhamentos, assistência material e processos de gestão administrativa.
 
Mercado de trabalho - Também em 2022, cerca de 2.191 reeducandos foram inseridos no mercado de trabalho no Estado, sendo 779 do regime semiaberto e 1.412 do fechado. As vagas preenchidas pelos reeducandos fazem parte da parceria entre as instituições por meio da Fundação Nova Chance (FUNAC).
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

29/11/2022 12:41