Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Escola da Magistratura homenageia personalidades determinantes para o ensino na magistratura

 
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Desembargador João Antônio Neto (Esmagis-MT) celebrou 37 anos de instituição na noite de terça-feira (29 de novembro) e na mesma ocasião, homenageou personalidades que foram determinantes para a prestação do bom ensino à magistratura no biênio 2021/2022. Nesse sentido, 26 pessoas receberam a medalha de mérito acadêmico Desembargador Mauro José Pereira. O evento foi realizado na sede da Esmagis-MT.
 
Os agraciados foram divididos em quatro categorias, quais sejam, magistrados(as), servidores(as), padrinhos/madrinhas e professores(as). Todos os(as) medalhados(as) foram escolhidos(as) pelo conselho da Escola por unanimidade.
 
A celebração foi presidida pelo diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado. Na ocasião, ele registrou que o ato solene foi uma homenagem com pano de fundo de gratidão a todos aqueles que colaboraram com a gestão do biênio 2021/2022. “A escola evoluiu, nós tivemos conquistas, mas o mais importante, eu acredito, que tenha sido um período de união de juízes e servidores que formam o quadro de colaboradores e, por meio de protocolos, nasceram também os coordenadores de inúmeros eventos e nós pudemos capacitar não só a magistratura, mas muitos atores do sistema de Justiça. A gratidão precisa ser expressada, pois não pode ser guardada no coração ou na memória.”
 
Ainda segundo o desembargador, “a gestão foi marcada por pessoas comprometidas e a medalha de mérito acadêmico, instituída em 2009, é um ato de reconhecimento.” Ele apontou ainda que a insígnia foi instituída pelo desembargador Rui Ramos, em 2009 e a gestão, ao chegar à sua conclusão de biênio, identificou aquelas pessoas que cooperaram, atuaram e deram cores novas e essa noite teve essa finalidade.”
 
O desembargador Mauro José Pereira, que empresta o nome à medalha, fez questão de prestigiar o evento. Na ocasião, ele ressaltou que a Escola foi um marco em sua vida. “Eu até hoje guardo a lembrança dos meus mestres primários até a universidade com muita emoção, respeito e tudo de bom que exista. As luzes que eles espargiram em minha evolução é uma emoção imorredoura. O trabalho dos gestores da escola é aprimorar o conhecimento dos alunos, preparando-os para a área jurídica. O êxito até hoje foi tão grande que temos desembargadores que passaram pela escola, ou seja, a Esmagis contribuiu para que eles tivessem ascensão profissional.”
 
Dentre os magistrados agraciados, um dos representantes foi o juiz colaborador Luiz Octávio Saboia Ribeiro, que destacou que a noite foi um momento raro e de reconhecimento. “Os dirigentes da Escola resgataram os magistrados na coordenação de diversas atividades dentro da Esmagis. Isso foi muito importante. O magistrado, participando ativamente na escola, pode, então, trazer resultados eficazes para esse biênio. Nós que fomos agraciados, participamos dessa gestão, isso é algo fantástico. Eu me sinto muito agradecido pelo reconhecimento.”
 
Na categoria servidores, o secretário da Esmagis-MT, Frederico Cosso, apontou que a Escola é um órgão com muitas histórias, dedicação e uma trajetória que vem se construindo ano a ano. “Sobretudo, nesse biênio, a Escola prosperou com muitos cursos, eventos, webinários e atividades pedagógicas de modo geral. Isso propiciou o reconhecimento da Esmagis e hoje a sociedade está presente no evento e na noite de comemoração. Estou com o coração na certeza do dever cumprido.”

Sarau - A celebração dos 37 anos da Escola contou ainda com um sarau, no andar térreo da Esmagis-MT, em que foram expostos livros escritos por juízes. São eles: Princípios Constitucionais, do juiz Wanderlei José dos Reis; Ativismo Judicial, coordenado pela desembargadora Maria Erotides Kneip, juntamente com o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior; Magistratura e Hermenêutica, coordenado pelo juiz Antônio Veloso Peleja Junior, bem como Propaganda Eleitoral, do juiz Lídio Modesto da Silva Filho; além de Temáticas do Meio Ambiente de Trabalho Digno e Da Judicialização da Vida aos Precedentes Judiciais Obrigatórios, da juíza Henriqueta Fernanda Lima.
 
O evento também foi prestigiado pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, Helena Maria Bezerra Ramos (vice-diretora da Esmagis), Juvenal Pereira da Silva, Luiz Ferreira da Silva e Márcio Vidal; bem como pelos diretores da Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam-MT), juiz Gerardo Humberto da Silva; da Escola Judicial Eleitoral, juíza Ana Cristina Mendes; da Escola Fundação Ministério Público, promotor de justiça Wesley Lacerda e diretora da Escola Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso, procuradora Julyana Lannes, além de servidores(as) e autoridades locais.
 
Conheça abaixo os agraciados
 
- Servidores
1. Fernanda de Queiroz Fernandes
2. Frederico Mauro Venêga Côsso Desa Helena
3. Keila Maressa Rocha Ferreira Soares Maciel
4. Reginaldo Celestino Araújo da Silva Cardozo
5. Sarah Camila Baracat de Arruda
6. Vânia Cristhina Maciel Ribeiro
 
- Magistrados
7. Abel Balbino Guimarães
8. Antonio Horácio da Silva Neto – Juiz TJMT - ex-diretor Esmagis
9. Augusta Prutchansky Martins Gomes Negrão Nogueira
10. Edna Ederli Coutinho
11. Eduardo Calmon de Almeida Cezar
12. João Filho de Almeida Portela
13. José Antônio Bezerra Filho
14. Lídio Modesto da Silva Filho
15. Luis Otávio Pereira Marques
16. Luiz Octávio Oliveira Sabóia Ribeiro
17. Moacir Rogério Tortato
18. Rodrigo Roberto Curvo
19. Serly Marcondes Alves – ex-diretora da Esmagis-MT
 
20. Fernando Alves Assis – Professor Enfam
21. Joel Ilan Paciornik – Ministro STJ
22. Laurita Hilário Vaz – Ministro STJ
23. Liliane Capilé Chabel Novais – Professora da UFMT
24. Marco Aurélio Marrafon – Professor UERJ
25. Maria Tereza Aina Sadek – Professora
26. Rogério Schietti Machado Cruz – Ministro STJ
27. Reynaldo Soares da Fonseca – Ministro STJ
28. Sebastião Alves dos Reis Júnior – Ministro STJ
  
- Padrinhos / Madrinhas
29. Eumar Roberto Novacki – Advogado
30. Fátima Araujo Barbosa Possamai - Coordenadora de Regulação e Supervisão da Educação Superior
31. Gelson Menegatti Filho – Presidente do Conselho Estadual de Educação
32. Jane de Sousa Melo - Coronel
33. Mariane Aparecida Leite de Oliveira Weissheimer - Jornalista
34. Mario Sergio Cortella – Filósofo
35. Paulo Roberto Gomes Bezerra Filho – Assessor jurídico TJMT
36. Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch – Advogado e juiz na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto horizontal colorida. Pessoas com roupas coloridas estão em pé e dispostas lado a lado.
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

30/11/2022 18:57