Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Corregedoria-Geral instala cartório no distrito de União do Norte

A população de União do Norte, um dos maiores distritos mato-grossense pertencentes ao município de Peixoto de Azevedo (a 691 km ao norte de Cuiabá), passa a contar com serviços notarias por meio do cartório de Paz e Notas. A unidade foi inaugurada na segunda-feira (29) com a presença do corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e do juiz auxiliar da CGJ, Eduardo Calmon de Almeida Cezar.
 
Segundo o corregedor, esse é um momento histórico para a região e beneficiará muitas famílias que não precisarão mais percorrer longas distâncias para ter o atendimento de um cartorário. “Aqui existe a viabilidade econômica e social para a instalação. Mas, antigamente a população precisava andar 200 quilômetros para fazer qualquer tipo de serviço cartorário, hoje isso acabou. Esse é o papel do Poder Judiciário, levar cidadania, dignidade, ao passo em que atende a todos de forma justa e com excelência”, declarou.
 
Entre o serviços que passam a ser oferecidos no local estão: escrituras públicas, permutas, pactos antenupciais, procurações, divórcios, inventários, atas notórias, entre outros. “Estes são documentos que garantem o exercício da cidadania e são importantes instrumentos para a preservação de um patrimônio. É por meio deles também que garantimos a autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos”, lembrou o juiz-auxiliar da corregedororia Eduardo Calmon.
 
Localizado a cerca a de 100 quilômetros de Peixoto de Azevedo, o Distrito de União do Norte é resultante do maior assentamento da América Latina e atualmente conta com mais de 12 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “A instalação desse cartório é uma demanda antiga e que foi prontamente atendida pela Corregedoria-Geral da Justiça depois de provarmos a viabilidade e a necessidade. Hoje é um dia para celebrarmos”, afirmou a vereadora de Peixoto de Azevedo, Eliege Krul, que esteve recentemente na CGJ-MT pleiteando a instalação.
 
O líder do governo Mauro Mendes na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, também participou da cerimônia e destacou o perfil socioeconômico da região. Ele elogiou o trabalho do Poder Judiciário de Mato Grosso. “Toda a população de União do Norte está de parabéns com esta conquista, assim como o Judiciário mato-grossense que está chegando aos que mais precisam destes atendimentos. Parabéns, União do Norte, parabéns a presidente do Tribunal, desembargadora Clarice Claudino, ao corregedor, desembargador Juvenal Pereira, e a todos que aqui estão escrevendo uma nova história para a região.”
 
Ainda participaram da cerimônia o juiz diretor do Foro de Peixoto de Azevedo, Fernando Kendi Ishikawa, o suplente de deputado estadual Valter Miotto, o prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, o subprefeito do Distrito de União do Norte, Calebe Franco, o promotor de Justiça, Marlon Pereira Rodrigues, o tabelião e oficial registrador, Carlos Eduardo Soares Vaz, e a presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto, Rosângela de Matos Dias.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto colorida. Corregedor, magistrados e trabalhadores de União do Norte posam em frente ao cartório de Paz e Notas
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT

30/05/2023 08:29