Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Projeto Verde Novo promove plantio de mudas nativas do Cerrado em parceria com os Correios

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, realizou, juntamente com os Correios, o plantio de 20 mudas nativas do Cerrado no Centro de Distribuição Domiciliar – CDD Vista Alegre, localizado no bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá, na última sexta-feira (02). Na ocasião, carteiros e empregados plantaram ipês branco, amarelo e rosa, jacarandás, pata-de-vaca, pés de acerola, amora, tamarindo, pitomba, entre outras espécies frutíferas adequadas para o clima da capital.
 
O plantio contou com a participação da engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba; do superintende estadual dos Correios, Carlos Alberto Pereira Lima; dos carteiros do CDD, de atendentes comerciais da agência do Coxipó, de operadores de triagem e transbordo (OTTs), além de empregados da área administrativa.
 
O superintendente estadual dos Correios, Carlos Alberto Pereira, agradeceu o apoio do Projeto Verde Novo e fez um alerta sobre a importância da preservação ambiental. “A sustentabilidade do planeta está em risco e temos que fazer a nossa parte! A camada de ozônio está praticamente destruída e sabemos que as árvores tem papel muito importante na minimização da emissão de gás carbônico. Hoje, temos essa honra de ter o Projeto Verde Novo conosco e assim contribuir com a preservação ambiental”.
 
O CDD Vista Alegre foi escolhido para o plantio por ter uma área verde de pouco mais de 9 mil metros quadrados, que é mantida de forma voluntária pelos próprios empregados. No local há cerca de 300 árvores de várias espécies, como mangueiras, eucaliptos, cajueiros, pés de seriguelas, jaqueiras, bananeiras, jabuticabeiras, aroeiras, cedros e até um mandiocal está plantado no local.
 
A engenheira florestal do Projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba, coordenou e orientou sobre o plantio das mudas no CDD Vista Alegre e destacou que a arborização é fundamental para recuperação das áreas verdes. “Temos essa função de resgatar o título da capital de Cidade Verde”. Ela acrescentou que as ações do Projeto Verde Novo ocorrem o ano todo e se intensificam na Semana do Meio Ambiente. “Muitas instituições nos procuram, como foi o caso dos Correios e estamos com imensa gratidão em realizar juntos ações que beneficiam a comunidade em geral. Agradecemos aos carteiros e a todos vocês, por estarem contribuindo com o Meio Ambiente”.
 
Integrante do projeto, o ambientalista que atua na Prefeitura de Cuiabá, Abel Nascimento, informou que desde 2017, graças ao Projeto Verde Novo, já foram plantadas e distribuídas, em média, 180 mil árvores em Cuiabá. “A arborização urbana é fundamental, temos uma diversidade de espécies que nos dão sombra, frutos, e ainda fazem a compensação de carbono. Vamos continuar fazendo isso com amor”, declarou.
 
Distribuição de mudas nos Correios - Também na sexta-feira (02), a superintendência estadual dos Correios e o Projeto Verde Novo realizaram a doação de mudas para os empregados do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), em Várzea Grande, onde foi montado estande para distribuição das mudas, além de prestadas informações sobre o plantio e manutenção adequados das espécies.
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para cada indivíduo refletir sobre suas próprias escolhas e hábitos de consumo. Pequenas ações cotidianas, como economizar energia, reduzir o desperdício, reciclar, plantar árvores e apoiar iniciativas ambientais, podem ter um impacto significativo quando multiplicadas pela participação coletiva.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Três carteiros com o uniforme amarelo e azul dos Correios posam para a foto enquanto regam uma muda de limão que acabaram de plantar na área verde do Centro de Distribuição. Eles estão agachados e sorrindo, posando para a foto. O cenário é composto por outras mudam no entorno, além de árvores e outros carteiros segurando mudas ao fundo. Segunda imagem: Superintendente estadual dos Correios, Carlos Alberto Pereira, discursa, fazendo um gesto com a mão direita. Ele é um homem pardo, de cabelo liso, curto e preto, usando calça jeans e uma camisa rosa clara de manga comprida dobrada. Ao lado dele, está a engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba, vestindo a camiseta do projeto, e o ambientalista Abel Nascimento. Eles estão em pé, na área verde do Centro de Distribuição dos Correios, no bairro Jardim das Palmeiras. Terceira imagem: Dez pessoas (Rosiani Carnaíba, Carlos Alberto e outros funcionários dos Correios) posam para a foto, sorrindo e segurando mudas de plantas. Eles estão em pé, lado a lado, na área verde dos Correios (um lugar repleto de árvores, sombra e grama). Na frente deles, está uma muda que acabou de ser plantada.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(Com informações da Assessoria dos Correios)
 
 

05/06/2023 14:15