Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Projeto ‘Nosso Judiciário’ recebe acadêmicos de Direito da Unic Pantanal

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu nesta segunda-feira (05 de junho), a visita de 50 acadêmicos do 7º ao 10º semestre, do curso de Direito da Unic Campus Pantanal Cuiabá. A iniciativa faz parte do Projeto Nosso Judiciário, que tem como objetivo fortalecer a aproximação do órgão público com a sociedade e orientar os estudantes.
 
Além de conhecerem as instalações do Poder Judiciário, os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir à sessão de julgamento da Primeira Câmara de Direito Público, presidida pelo desembargador Márcio Vidal. No Espaço Memória, eles também participaram de uma conversa com o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Gerardo Humberto Alves da Silva. O magistrado contou sobre suas experiências na carreira da magistratura e das atividades que abrangem o cargo.
 
“Nós somos também responsáveis pela construção do Judiciário. A responsabilidade é nossa. Mais do que atribuir a culpa ao outro ou de terceirizar a culpa, nós temos que assumir a nossa responsabilidade e saber de que isso reflete no nosso comportamento. Eu sempre digo a mesma coisa. Escolha a carreira que você quiser, mas escolha pela sua vocação”, expôs o juiz.
 
Os alunos também foram recepcionados pela servidora Talyta Almeida Souza, diretora da Primeira Secretaria Criminal, que explicou sobre a praticidade no tratamento dos processos a partir da implantação do Processo Judicial Eletrônico, os PJes. Com a chegada da nova ferramenta, os julgamentos hoje são realizados com muito mais agilidade, beneficiando servidores e público externo. O benefício ambiental com a economia de papel é outra das vantagens trazidas pelo novo sistema.
 
Convicção de qual caminho trilhar. É assim que a acadêmica Fernanda Messias da Silva Santos, do 10º semestre de Direito, se sentiu com o término da visita. “O desejo só cresceu, de que é a magistratura. E essa visita foi muito enriquecedora porque mostrou como funciona o segundo grau de jurisdição”, contou a aluna. Ela inclusive já havia conhecido as instalações do Tribunal de Justiça há cerca de cinco anos, quando ainda cursava o primeiro semestre.
 
Para o professor Raul Claudio Branâncio, que ministra as disciplinas de Direito Penal e Tributário, o Nosso Judiciário acaba encurtando a distância entre o acadêmico de Direito e o magistrado. “O estudante começa a conhecer como funciona e vê que não é aquela dificuldade toda que ele pensa. Ou seja, aqui ele consegue ver como a justiça é feita, como são feitos os despachos, como funcionou a história do judiciário e toda essa experiência tem uma importância muito grande na formação dos futuros profissionais”, opinou o professor.
 
Se espelhar nos bons exemplos e seguir os passos dos colegas considerados referência na área. Estes foram alguns dos conselhos dados pelo juiz Gerardo, e que vieram ao encontro dos pensamentos do acadêmico Sidney Aparecido Rodrigues de Amorim. Para o aluno, que cursa o 10º semestre, a visita ao Tribunal ampliou o conhecimento que os acadêmicos tinham sobre o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelo Judiciário.
 
Ao final, foram entregues a cada aluno um exemplar do Glossário Jurídico – TJ, que simplifica termos que são vistos como complexos por uma grande parcela da população, mas que são importantes por estarem presentes cotidianamente no âmbito jurídico.
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: a fotografia mostra servidora do Judicia em pé, ela aparece de costas. No o primeiro plano destaque para livros antigos que estão sobre a mesa. Ao fundo os alunos assistem à explicação. Segunda imagem: juiz Gerardo posa para a foto. Ele está ladeado por seis estudantes. Terceira imagem: juiz Gerardo posa para a foto junto com três estudantes. Quarta imagem: juiz Gerardo e professor posam para foto, ao cento uma estudante exige um exemplar do glossário jurídico.
 
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

06/06/2023 15:31