Enquete
Fechar
Enquetes anteriores
 

Institucional

Voltar

Verde Novo leva conscientização sobre arborização urbana e distribui mudas a alunos em Cuiabá

Você sabia que embaixo da sombra de uma árvore, a temperatura ambiente pode ser diminuída em até 15 graus? E que a arborização urbana, além de embelezar a paisagem das cidades e trazer conforto térmico, filtra a radiação solar, serve como área de convívio comum, evita a erosão do solo e funciona como barreira visual e sonora? Todos esses benefícios contribuem diretamente para melhoria da qualidade de vida da população e foram transmitidos aos alunos dos cursos técnicos de enfermagem, radiologia e eletrotécnica do Centro de Ensino Grau Técnico de Cuiabá, durante a palestra do Juizado Volante Ambiente (Juvam), nessa terça-feira (6 de junho).
 
A palestra, proferida pela engenheira florestal do Juvam, Rosiani Carnaíba, e a distribuição de mudas integram a programação das comemorações da Semana do Meio Ambiente do projeto Verde Novo do Poder Judiciário Mato-grossense que, além da palestra, realizou a distribuição de mudas frutíferas e nativas aos estudantes do Grau Técnico Cuiabá.
 
A estudante de radiologia, Evellyn Carla Florêncio da Silva, conta que sempre viveu próxima da natureza no interior do Estado e sentiu falta do verde quando se mudou para a cidade. “Muito importante ter árvores por perto, poder pegar fruta do pé e quantos benefícios para saúde elas trazem, porque sem ar puro a gente não fica bem. Como o lixo eletrônico, é importante saber onde fazer o descarte correto, a pilha, por exemplo, pode causar câncer. Então preservar o meio ambiente é preservar a vida”, enfatizou.
 
Estudante do curso técnico de enfermagem, Tatiane Dias, fez uma avaliação positiva da iniciativa. “Gostei muito do projeto, da palestra, nota 100! Aprendi muito e a gente vê que a árvore não é importante apenas para fazer uma sobra, mas também para todo meio ambiente em que vivemos”, enalteceu.
 
O Centro de Ensino Grau Técnico atende estudantes com idade entre 18 e 60 anos. Para o coordenador pedagógico do Grau Técnico Cuiabá, Jonatan Gabriel da Silva, o projeto Verde Novo resgata o título de Cuiabá Cidade Verde e agrega valor a grade curricular dos alunos. “Essa ação traz para nossos alunos algo muito importante nos dias atuais. Porque aqui trabalhamos as questões socioambientais. A gente trabalha com eles na área da saúde da radiologia e as questões ambientais também envolvem esse processo educativo e quanto mais disseminar a responsabilidade com o meio ambiente estaremos contribuindo com uma sociedade mais harmônica e livre”, pontuou.
 
Para Jucilene Camargo, aluna do curso técnico em enfermagem, módulo 2, plantar árvore é um exercício que ajuda na preservação ambiental, mas também contribui para uma vida mais saudável. “Fui criada envolvida com a natureza, e para mim a natureza é a essência de nossa vida. Já garanti uma mudinha de Ipê amarelo e uma de amora que vou plantar em casa, pra mim funciona como uma terapia, o projeto está de parabéns”, concluiu.
 
Verde Novo - É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, TV Centro América e Energisa.
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto horizontal engenheira florestal do Juvam ministrando a palestra, ela está de é em frente dos alunos, usa calça preta e a camiseta azul do projeto. Imagem 2: foto horizontal, estudantes do Grau Técnico fazendo uma selfie com uma plantinha na mão.
 
Leia mais sobre a Semana do Meio Ambiente:
 
 
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

07/06/2023 08:39